Dia 26 – Rio de Janeiro-RJ ==> Favela do Vidigal

Acordei 7:00. A Lívia tinha combinado de passar aqui no hostel as 7:30. No final ela acabou atrasando e chegou aqui as 8:00.

Tinhámos combinado que hoje subiriamos uma favela! A favela do Vidigal para ser mais exato! Essa favela faz parte do conjunto do Morro dos 2 Irmãos(acho que é esse o nome). Ela pegou o volante porque o hábito de direção dos cariocas é beeeem peculiar! São “manhas” diferentes do que estou acostumado andando em São Paulo.

Subimos de carro até uma parte da favela e estacionamos o carro numa vaga que encontramos. Confesso que fiquei meio receoso de deixar o carro estacionado no meio da favela, mas segundo a Lívina( nativa) é mais seguro deixar o carro na favela que em partes “normais”da cidade! Segundo ela os traficantes da favela garantem a segurança da comunidade. Seguimos a pé pela ruas da favela por mais uns 15 min. Surpreendeu-me bastante o nível de vida da favela. Imaginava que seria um lugar muito pobre, só com construções de madeira, mas não! Parece um bairro de classe média! Casas relativamente bem acabadas, carros novos… Alias! Os moto taxis do morro andam a maioria com motos 250 cilindradas e 300( Fazer e CB300) todas bem novas!

O inicio da trilha era passando no meio das casas em um caminho de concreto de uns 30cm de largura. Achei meio perigoso! Depois era trilha! As vezes mais aberta… as vezes mais fechada… as vezes tinhas pedras! As pedras eram um problema, porque como estamos no litoral e a umidade é alta, tem muito limo na pedras e fica bem escorregadio. Depois de mais uns 50 min de subida ingreme chegamos ao topo!

IMG_1821

De lá dava para pra ver toda a zona sul do Rio de Janeiro! O Rio é muito interessante porque é um lugar em que um dos bairros mais ricos da cidade, São Conrado, e fica colado na favela da Rocinha!

IMG_1819

No topo do morro tinha muito estrangeiros. Senti um pouco “cagão”por ter tido tanto medo de subir a favela e os estrangeiros fazem isso com tanta naturalidade!

IMG_1831

IMG_1860

Descemos o morro e seguimos de carro para a Praia da Reserva! Lembram-se da música do Tim Maia que diz:

“Do Leme ao Pontalll! Não há nada iguaaaal!”

Pois é! Eles estava falando dessa praia que tem o Leme numa ponta e Pontal do outro! É uma área de reserva ambiental que de um lado tem-se a praia e do outro mato! Segundo a Lívia, tem jacaré nessa mata!

IMG_1878

 

Seguimos para a Prainha, que diz a Lívia, a praia mais bonita do Rio de Janeiro! É uma praia no meio de um reserva ambiental, bem na ponta do Rio! Nem parece que há 25 km via-se aquela floresta de concreto que é o centro.

IMG_1881

Almocei na casa da Lívia, um apartamente no bairro do Recreio. Um bairro novo que fica entre a Prainha e a Praia da Reserva. Um bairro de classe média ascendente!

Voltei para o hostel e fui andar na Praia de Copacabana! É um lugar infestado de turistas! Acho que foi o lugar turistico mais “internacional” que visitei até agora! Convenhamos! O Rio de Janeiro é a cidade representante do Brasil no mundo! Passei na frente do Copacabana Palace! Não resisti! Precisava entrar nele! Entrei por uma porta giratória(tipo aquela eu o Chavez brinca em Acapulco) e entrei no saguão! Era como se tivesse passado por um portal! Era um lugar muito bem isolado acústicamente e tinha um luxo impressionante! Carregdores de chapéu inho, carrinhos de malas dourados e revestimento de pedra em tudo! Estava sujo… de mochila… destoando completamente com o ambiente de senhores e madames bem vestidos. Esforcei-me para ficar com PokerFace e ir falar com o recepcionista:

 

-Olá, tem suíte de frente pro mar?

-Temos vários tipos de quarto

(mostrou-me uma tabela de preços e eu apontei para uma das opições)

-Tem esse quarto para a semana que vem?

-Temos sim, o sr gostaria de fazer uma reserva?

-Vou dar uma olhada nas outras opções, conforme for eu entro em contato.

IMG_1884

IMG_1893

Fiquei meio arrependido de não ter pedido para ir ver o quarto, mas tudo bem!

No caminho de volta vi um local que aluga SegWay! Há muito tempo vejo os seguranças dos shoppings andando com aquilo e morria de vontade de tentar! Fui informado que como a agencia estava fechando, dava para eu fazer um passeio de meia hora! Aceitei na hora!

É um veículo bem interessante! Funciona da seguinte forma: Inclina-se pare frente, vai para frente. Inclina-se para trás, ele freio e vai para trás. Movendo o guidão para os lados, o veículo faz curva! É muito intuitivo, mas é um pouco difícil de pegar o jeito no começo! Demos uma volta pela ciclovia da praia e voltamos para a agência! Eu adoro veículos motorizados de qualquer jeito! Valeu muito a pena ter experimentado! =D

IMG_1885

Estou acabado! Vai ser difícil passear hoje a noite!

Abraço a todos!

Próximo destino o final, Suzano – SP

https://expedicaopneuecologico.wordpress.com/2014/08/01/dia-27-rio-de-janeiro-rj-suzano-sp/

 

4 opiniões sobre “Dia 26 – Rio de Janeiro-RJ ==> Favela do Vidigal

  1. Pingback: Considerações finais | Expedição Pneu Ecológico

  2. Pingback: Dia 25 – Vitória-ES ==> Rio de Janeiro-RJ | Expedição Pneu Ecológico

Deixe um comentário