Dia 25 – Vitória-ES ==> Rio de Janeiro-RJ

Acorde hoje as 7:30 e desci para tomar um café da manha. Era um café da mnha bem simples! Tinha 3 tipos de pães e 1 tipo de “frios”. Tinha o queijo e não tinha presunto! Acho que foi o primeiro lugar que eu fiquei que tinha mais tipos de pão que de recheio! Pensei em dar uma passada na praia, mas como estava um chuva chata, resolvi partir direto. Arrumei as coisas e saí do hotel as 8:30.

Segui em direção ao Rio de Janeiro-RJ. Ontem consegui falar com uma amiga que conheci lá no hostel de Barreirinha-MA e que é carioca! Ela comentou que quinta-feira estaria de folga e que iria dar um “rolé” comigo pelo Rio! Achei que seria interessante conhecer o Rio na visão de um nativo e concordei na hora!

Saindo da região metropolitana de Vitória-ES, a viagem estava seguindo numa velocidade boa. Notei que a direção estava puxando bastante(virando sozinho para a direita) desde saí da Bahia. Parei num posto para abastecer e aproveitei para dar uma olhada nos pneus. Notei que o pneu dianteiro direito estava completamente gasto na parte interna! Acredito que aquele buraco que amassou minha roda traseira tinha deixado as rodas dianteiras completamente desalinhado! Em menos de 1000 km rodados desalinhado acabou com o pneu que estava na metade da vida ainda. Foi um vacilo já que na hora que se na hora que eu tivesse percebi que a direção do carro estava estranha tivesse levado o carro para alinhar, isso não teria acontecido! Vivendo e aprendendo.

IMG_1774

Levei o carro para a borracharia do posto. O borracheiro estava dormindo nessa hora e não achei que estava com muita vontade de trabalhar. Acordei ele e fiquei no pé da cama dele(sim… o cara tem uma cama na oficina!) até ele perceber que não sairia dali sem o atendimento. Depois de alguns minutos eles resolveu me atender. Como eu trouxera um pneu extra, pedi para ele substituir para mim. Ele não tinha máquina de montar pneus, mas ele se virou muito bem com duas espátulas e uma marreta! O problema que ele não tinh também máquina de balancear! Saí de lá depois de uns 30 min e tinha mais 300 km para percorrer!

IMG_1787

IMG_1788

 

Tinha algumas coisas que deixaram a experiencia de dirigir muito esquisita(para não dizer outra coisa!).

  • O carro estava desalinhado – o que fazia o carro ficar instável
  • Tinha 1 pneu novo e um pneu meia vida na dianteira – como os pneus estão com alturas diferentes, isso aumenta ainda mais a instabilidade do carro
  • A roda montada estava desbalanceada – o carro chacoalha muuuito entre 40km/h e 90km/h. É mais fácil entender o conceito de balanceamento com um exemplo: imagina uma roda de bicicleta. Agora coloque 1 kg em um dos cantos da roda e gire! A roda vai chacoalhar todo! Agora, se colocar 1 kg no lado oposto ao do peso já colocado o chacoalho vai acabar! Isso é um balanceamento!

Com o carro completamente instável e chacoalhando horrores, nem preciso dizer mais nada como foi meus últimos 300km da viagem de hoje! XD

Cheguei no Rio de Janeiro-RJ por volta das 18:00. Além do trânsito infernal, eu estava com muito medo de rodar por aqui! Muitas histórias de pessoas que vieram para o Rio, erraram uma entrada qualquer, foram parar no meio da favela e foram assaltadas! Coloquei o endereço do hostel que a Lívia recomendara nos 3 gps(5 de contar que além do gps TomTom e Visteon, liguei 3 apps no celular: Waze, Google Maps e NavFree) e vim com o “cú na mão”(com medo!). Cheguei num hostel e na hora que fui preencher a ficha descobri que estava no Hostel errado! Na verdade o hostel recomendado ficava na travessa paralela! Hahaha Mas tudo bem! Pelo menos estou aqui são e salvo!

IMG_1802

Achei que ficou boa a foto considerando que eu estava parado no trânsito!

Amanha acordo cedo para o tal “rolé” pelo Rio de Janeiro “selvagem”.

Abraço a todos!

rio de janeiro

 Próximo destino Favela do vidigal

https://expedicaopneuecologico.wordpress.com/2014/07/31/dia-26-rio-de-janeiro-rj-favela-do-vidigal/

2 opiniões sobre “Dia 25 – Vitória-ES ==> Rio de Janeiro-RJ

  1. Pingback: Considerações finais | Expedição Pneu Ecológico

  2. Pingback: Dia 24 – Porto Seguro-BA ==> Vitória-ES | Expedição Pneu Ecológico

Deixe um comentário