Dia 23 – Porto Seguro-Ba ==> Praia do Espelho-BA

Acordei hoje as 8:00. Como a Amélia tinha acordado as 7:30 e já tinha tomado banho, as 8:00 ela já estava elétrica! Acelerando eu e a Cintia que só conseguiamos ficar sentados olhando para frente por alguns minutos… Nos arrumamos rápido e descemos para o café da manha. Era um café da manha muito bom! Como é de se esperar de um hotel! =D

Saímos em direção a Praia do Espelho as 9:30, uma praia que a Cíntia tinha falado que era uma das melhores que ela já tinha ido. Tínhamos nos informado a respeito do passeio onte.As operadoras de turismo cobravam um valor de R$45,00 por pessoa e iriamos para a praia de Van. Fomos informados também que antes de chegar na praia pegaríamos um trecho de 22km de estrada de terra e que não era recomendado ir de carro de passeio normal. Porém, depois de outros lugares que disseram que era impossível passar de carro de passeio e mas depois eu vi que dava para passar de carro e que parecia fácil(ex: trilha de Jericoacoara-CE), decidimos ir de carro mesmo!

O recepcionista do hotel disse que andaríamos uns 150km para chegarmos na praia, mas logo descobrimos que existe uma balsa que diminui uns 80km do caminho. Tenho certeza que o recepcionista conhece a balsa, porque ela saí do centro de Porto Seguro-BA, mas ele não quis nos informar para ele poder vender o pacote para a gente. Alias, em geral as pessoas nativas das cidades turisticas não dão as informações corretas para nós turistas para que eles possam nos vender os pacotes turisticos. Não sei se chegar a ser uma prática condenável, afinal, cada cuida do seu próprio interesse, mas é preciso ficar esperto com essas práticas! É possivel economizar bastante informando-se com as pessoas certas. Geralmente é interessante perguntar para os nativos que não trabaham com turismo, esses que não tem como ganhar dinheiro enganando!

Acabamos pegando a balsa umas 10:00, desembarcamos e seguimos pelas asfalto. Andamos cerca de 50km e caímos na estrada de terra. Foi aí que começou a aventura! Na maior parte dos 22km até que o caminho era razoável. Bem esburacado mas fácil de passar! Porém tinha momentos em que tinha poças grandes de água e que não é possivel saber qual a profundidade deles. A técnica para passar por essas poças é relativamente simples.

• Dá-se uma olhada nas marcas de pneus feitas por outros carros,
  • mira o carro no rumo “certo” segundo os outros carros
  • engata-se a primeira marcha
  • acelera-se
  • torce para não parar no meio

Nessas horas eu não gosto de passar muito devagar. Como discipulo de Sir Newton, um corpo em movimento tende a ficar em movimento! Sendo assim, se passar mais rápido diminui-se a probabalide parar no meio, ou seja, ficar atolado!

Depois de pegar uma chuva intensa nos últimos 10 km da estrada de terra(o que deixava o medo de atolar “ligeiramente” maior), chegamos na Praia do Espelho umas 11:30. E pra surpresa de todos! Estava sol! A Chuva tinha ido embora! =D

Deixamos o carro num estacionamento e seguimos para praia. É uma praia bem diferente das que tinha visitado nessa viagem até agora! Tem uma barreira de pedras no meio do mar e isso deixa o mar muito calmo, quase sem onda. Imagino que em dias de pouco vento deva parecer mesmo um espelho! Entramos na água… comemos carne de sol acebolada com mandioca frita… andamos… essas coisas de praia. As 14:00 o tempo começou a fechar novamente e decidimos ir embora.

Na volta, o tempo voltou a melhorar e decidimos dar uma passada no Arrial D’ajuda. É um distrito de Porto Seguro-BA perto do embarque da balsa de volta. É um lugar bem bonitinho! As ruas são de pedra e as contruções seguem um estilo de praia, aquele cheios de madeira. Passar na frente de um hotel que tinha a melhor deck com piscina que já vi!

Paramos para almoçar(as 16:30!!!!). Comemos Filé Mignon com ao molho madeira! É um pouco diferente comer isso na praia mas minhas primas não gostam de peixe! Como eu adoro carne, não tive do que reclamar! Adoro carne! =P

Pegamos a fila da balsa. Estava um fila grande, demoramos quase 1 hora para passarmos para o lado de Porto Seguro. Alias, no caminho a Cíntia teve uma ideia bem peculiar. A hora que chegássemos no hotel, pularíamos os 3 na piscina! Dito e feito! Chemos no hotel, nem passamos pelo quarto e pulamos direto na piscina! Foi bem legal!=D

Tomamos um banho e fomos para o centro comer alguma coisa. Tínhamos acabado de almoçar, por isso acabamos ficando no sorteve e açaí! Começou uma chuvinha chata e voltamos pra o hotel.

Porto Seguro foi como se fosse as férias das minhas férias! Em poucos dias estarei de volta em Suzano-Sp.

Abraço a todos.

Próximo destino Vitória – ES

2 opiniões sobre “Dia 23 – Porto Seguro-Ba ==> Praia do Espelho-BA

1. Pingback: Considerações finais | Expedição Pneu Ecológico

2. Pingback: Dia 22 – Feira de Santana-BA ==> Porto Seguro-BA | Expedição Pneu Ecológico