Dia 18 – Fortaleza-CE ==> Natal-RN

Acordei hoje as 6:58! A bateria do meu celular tinha acabado no meio da noite, acordei meio perdido achando que estava atrasado mas estava ainda 2 min adiantado!

Dei uma volta na cidade antes de partir para Natal-RN. Hoje praticamente só fiquei na estrada. Peguei a Br304 e fui direto, sem muitas paradas. As estrada no geral estavam muito boas e sem muito transito. Apenas o trecho depois de Mossoró-RN peguei um pouco de buracos, mas sem muitos sustos!

mapa 18

Como não aconteceu muita coisa, vou fazer um pouco diferente!

Minha prima, Cintia, perguntou há alguns dias como eu faço para lavar as roupas, por isso vou fazer hoje um especial! É um processo que não é tãão bom, mas tem resolvido bem em minhas viagens! Então vamos lá!

Como lavar roupas em hotel?

Etapa 1 – amolecer a sujeira

A primeira etapa da lavagem de roupas é amolecer a sujeira, também conhecido como “deixar de molho”. Para isso eu pego as roupas, jogo na pia e molho elas. Geralmente faço isso assim que chego no hotel, pois quanto mais tempo ele ficar nessa etapa, mais mole fica a sujeira e melhora o processo de lavagem. Não é necessário que a roupa fique imerso na água, só de deixar bem molhada na pia já resolve bem. Depois que a roupa já estiver bem molhada, pego o sabonete do hotel e esfrego em toda a roupa.

IMG_0710

Etapa 2 – lavagem

Em geral, existem 2 maneira convencionais de se lavar a roupa:

1- “xuxada”- o ato de fazer a água passar pelo tecido. Quando a limpa é absorvida pelo tecido e depois tirada, a água leva consigo a sujeira. Antigamente eu ficava molhando e apertando as roupas várias vezes, mas minha mãe mostrou um processo melhor que ela viu numa novela coreana. Na novela coreana o povo deixa a roupa no chão do chuveiro e vai pisando em cima, como se estivesse marchando no mesmo lugar! Dessa forma a roupa é “xuxada” muito bem! Dessa forma a roupa é limpa durante o banho sem muito esforço.

2- esfregada – apesar do processo de pisar nas roupas resolver bem o problema, as sujeira mais persistente não tem jeito! É preciso esfregar essas partes! Para isso basta esfregar uma parte da roupa na outra e o problema é resolvido!

IMG_0709

Etapa 4 – enxague

Essa é uma parte fácil. Depois de pisar bastante durante o banho e dar uma esfregada, eu jogo as roupas na pia e dou uma enxaguada final para tirar o residuo de sabão! É importante tirar bem o sabão senão a roupa fica dura!

Etapa 5 – secagem

Essa eu acho a etapa mais delicada e demorada. A primeira coisa é apertar bem as roupas na pia mesmo para tirar o maximo possivel de água. É recomendavel que não torça as roupas porque isso acaba esticando as roupas e acabam estragando elas. Depois de tirar o máximo de água apertando elas, abra a toalha na cama e coloque as roupas sobre ela. Dobre a toalha com as roupas molhadas dentro, e de forma bem delicada, torça a toalha levemente e segure por um tempo. Abra a toalha, verifique os locais da toalha que ainda estão menos molhada, coloque a roupa nessas partes, e repita o processo. Dessa forma é possivel passar o máximo de água das roupas molhadas para as toalhas do hotel. Depois do processo, a roupa fica relativamente seca, como se tivesse sido centrifugada. Feito isso, dê um jeito de esticar as roupas no quarto, o mais proximo possivel de ar-condicionado ou ventiladores para acelerar o processo de evaporação!

IMG_0711

IMG_0712

IMG_0713

IMG_0715

Pela manha sua roupa esta relativamente lavada e seca! Note que nem sempre a roupa seca totalmente. Se isso acontecer, não coloque as roupas umidas dentro da mala, se fizer isso suas roupas ficarão fedidas! Dê um jeito que as roupas fiquem ao ar livre! No caso de uma viagem de carro, deixe em cima da tampa do porta malas. É um bom local para terminar a secagem!

Prontinho!

existe um terceiro usando bolhas de ar, mas esse não consegui reproduzir no hotel ainda)

 

 

Próximo destino Porto de Galinhas – PE

https://expedicaopneuecologico.wordpress.com/2014/07/24/dia-19-natal-rn-ipojuca-pe/

 

6 opiniões sobre “Dia 18 – Fortaleza-CE ==> Natal-RN

  1. Pingback: Considerações finais | Expedição Pneu Ecológico

  2. Pingback: Dia 17 – Jijoca de Jericoacoara-CE  Fortaleza-CE | Expedição Pneu Ecológico

Deixe um comentário