Dia 8 – Chapada dos Guimarães-MT ==> Primavera do Leste-MT

Marquei com o guia, Guerreiro(é o sobrenome dele!), sair do hotel as 9:15. Acordei umas 8:00 e fiquei um tempo esperando ele. Depois de vários dias acordando mais cedo, fica estranho acordar mais tarde. Tomei um super café da manha como de costume e o Guia Guerreiro chegou para me buscar. Seguimos em direção a outra pouca onde encontraríamos outro casal, Thiago e Carolina. Eles são de São Paulo e vieram para o MT conhecer o Pantanal. Estiveram em um outro local(que eu não lembro o nome) antes da Chapada dos Guimarães.

IMG_0468

O passeio seria uma visita há 6 cachoeiras Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. A primeira cachoeira, Véu de Noiva(deve ser o nome mais comum de cachoeira no Brasil). Essa cachoeira iriamos apenas “comtemplar”(dar uma olhada, era proibido entrar. Era a maior das cachoeiras, com cerca de 80 m de altura! De la seguimos de carro para uma trilha em que teríamos que caminhar cerca de 8 km no total.

IMG_0362

O primeiro ponto que paramos, Casa de pedra, era uma caverna esculpida pela água. Ficamos lá “comtemplando”um tempo, até que o Thiago resolveu ir lá para baixo dar uma olhada no riozinho que passa por baixo da caverna formando um pequeno túnel. Entre uma foto e outra eu ouvi um grito dele!  Nessa eu vi a Carolina com uma cara de braba e o Thiago com cara de criança que fez coisa errada! Era o óculos de sol que caíra na água! E o pior! O óculos de sol era da Carolina! O Thiago começou a rachar o bico e a Carolina ficando cada vez mais braba e eu no meio disso com cara de paisagem! Depois emprestei o celular para que o Thiago pudesse usar-lo como lanterna e acabou achando o óculos! Ufa!!!

IMG_0381

Seguimos para as cachoeiras. Foram 5 no total! Vou descrever o “ritual” que se repetiu por várias vezes, e postar as fotos delas que é mais fácil!

1- Chega na cachoeira

2-Tira a roupa

3- põe os pés na água

4-reclama que tá frio

5-Para de reclamar e entra de uma vez

6- vai até a cachoeira

7-deixa as águas da cachoeira no lombo

8-Sai da água

9-põe a roupa

10-segue para a próxima cachoeira!

IMG_0421

IMG_0445

 IMG_0455

IMG_0451

IMG_0412

O guerreiro contou-me a história da cidade! Lembram-se das aulinhas de história do primário? ESQUEÇAM! Quase tudo esta errado!

A história começa na época das expedições exploradoras no Brasil, com os Bandeirantes! Lembram-se que eles estavam no Brasil expandindo o territorio? Pois é.. esta errado! O que eles faziam era entrar no meio do mato em busca de indígenas para escravizar! Faz sentido já que ir até a Africa em busca de escravos e depois traze-los para cá para bem mais custoso que entrar no mato e “pegar” uns índios. Numa dessas entradas, eles chegaram na região da Chapada dos Guimarães encontraram uma tribo hostil! No momento que os índios entenderam o motivo que os bandeirantes estavam lá eles começaram a tacar flechas neles! Os bandeirantes tiveram que sair correndo! Kilometros de corrida depois eles se reagruparam perto de um rio e perceberam que tinha OURO nele! Pegaram uma amostra e levaram para São Paulo para analisar! Era ouro mesmo! Portugal ficou sabendo, cresceram os olhos, e enviaram uma expedição de garimpeiros para explorar o local. Para alimentar essa cambada de mineradores que estavam na região(e se hoje não tem nada, imagina naquela época! XD), deu para uma família portuguesa da região de Guimarães uma Sesmaria(lembram? era tipo uma fazenda enorme que os portugueses davam aos portugueses davam a alguns nobres portugueses) no meio do país em uma chapada! E por isso a cidade tem o nome de Chapada dos Guimarães! Fim!

O guia Guerreiro deixou-me na pousada por volta de umas 16:00 e eu segui caminho para Primavera do Leste-MT pela BR070. Uma rodovia muito boa! Deu pra manter uma boa velocidade! Umas 17:40 eu já estava em Primavera do Leste-MT!

 

Abraço a todos!

 

chapada

Próximo destino Anápolis – GO

https://expedicaopneuecologico.wordpress.com/2014/07/14/dia-9-primavera-do-leste-mt-anapolis-go/

12 opiniões sobre “Dia 8 – Chapada dos Guimarães-MT ==> Primavera do Leste-MT

  1. e ae feinho!!!

    Putz, deveria estar muito gelada essa cachoeira heim. Mas o que vale e curti pra caramba, aproveite por nós tudo que o Brasil tem pra nos oferecer. Grande abraco

  2. E ae mlk…aproveita essa trip doida aí!!! E toma mto cuidado na estrada, principalmente com esses caminhões gigantes e que não respeitam nd e ngm! abraços

  3. Fala maninho, se passar pela chapada dos veadeiros tbm não deixe de conhecer é animal, imagino que no esquema da chapada dos guimarães. Se voc6e conseguir ir para lá no sábado, eu acho, tem uma feirinha de rippies em alto paraíso, bem legal!

    Boa viagem!!!

    • E ai Mano! Estou estudando se vou para essa chapada! Depois que fui pra nonito-ms e chapada dos guimarães deu uma esgotada no meu tempo livre. =/ Vou dar uma estudada hoje a noite pra ver se é possivel! De qualquer forma, é relativamente perto de sp! é mais fácil pra ir!=D

      • E ai dyn! hahaha As vezes eu me confundo do que eu acho perto e o que eu acho longe! hoje eu acho 200km é uma cidade do lado! Há alguns dias atrás, eu achava o hopi hari(uns 200 km de suzano) um role da peste! hahaha

Deixe um comentário